>> HAICAIS
"A boa leitura é gema preciosa para a vida!" DNC

100 Haicais Brasileiros (2008)

Preço: R$ 50,00

Prazo de entrega: 10 dias após depósito bancário

100 HAICAIS BRASILEIROS, de Débora Novaes de Castro.
Publicação da autora em comemoração aos 100 anos da ImigraçãoJaponesa no Brasil - 1908 / 2008; um Haicai para cada ano decorrido desde a chegada, no Porto de Santos, em 1908.


Prólogo

Estes “100 Haicais Brasileiros” de Débora Novaes de Castro, vão muito além da necessária e oportuna homenagem ao “Centenário da Imigração Japonesa no Brasil” – 1908/2008. São antecedidos de instigantes considerações sobre as confluências do haicai no Brasil (China, Japão, Europa), que nos preparam para as readaptações e ramificações do gênero, conforme as situações e os sentidos mestiços dos novos usos e terras (ressaltem-se as inovações estróficas e rítmicas); pertinente também o tributo a Mestre Goga, com um sabor de primeiras imigrações em haicais nipocaboclos.

É a própria Débora que mostra até onde, entre nós, a arte de Bashô pode chegar, acrescentando-lhe desvios de versificação, adensamentos rímicos e sonoros e relevos gráfico poéticos específicos da língua brasileira de chegada: “num salto / a rã de Bashô / tibummm na tina”. O haicai mais clássico trazido para as comissuras da boca nativa.

Amálio Pinheiro
agosto de 2008

____

Amálio Pinheiro é poeta, tradutor e professor no Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Coordena o Grupo de Pesquisa “Barroco e Mestiçagem”, onde se investigam as relações entre as áreas de literatura, comunicação e cultura na América Latina, ao mesmo tempo em que se experimentam modos de conhecimento não dualistas para o continente. Tem produzido ensaios e traduções comentadas de autores da Espanha, da América Latina e do Caribe. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre a memória cultural, as artes e as ciências não clássicas, com ênfase nas conexões e ramificações entre voz, poema, corpo, séries culturais e paisagem urbana, que se desdobram aquém das dicotomias entre sociedade e natureza. Publicou, entre outros, “César Vallejo: o abalo corpográfico”, “César Vallejo a dedo” (tradução) "Aquém da identidade e da oposição. Formas na cultura mestiça", "Nicolás Guillén: Motivos de son", e “Rafael Alberti: Sobre os anjos” (tradução), “América Latina: barroco, cidade, jornal”, “Tempo Solto” (poemas). "Jornalismo expandido:
práticas, sujeitos e relatos entrelaçados" (org. Amálio Pinheiro e
Cecília Almeida Salles, Intermeios, SP, 2016; e "O jornal e a cidade:
um barroco de viés", Intermeios, SP, 2015.

(Atualizada em out. de 2016).
______

Ficha Técnica:
Nome:100 Haicais Brasileiros
Genero: Poesia (Haicais)
Autora: Débora Novaes de Castro
Papel miolo: 90 gr
Capa: Da autora. Aquarela "Florescimento" 
          Papel cartão: 236 gr
          4 cores fosca
Páginas: 144

____
 

 

 

 

Interessado neste livro?

Preencha os dados abaixo e faça agora mesmo o seu pedido.

Quantidade:

Digite o código que aparece na imagem:

Atençao: Aguarde confirmaçao do pedido acrescido do frete.

Debora Novaes de Castro © 2019 | Leia as regras de Direitos Autorais
SSL