>> HAICAI - SOBRE O HAICAI

Introdução - Débora Novaes de Castro

 

HAICAI, HAI-KAI OU HAIKAI:
Linguagem Específica no Contexto Poesia.
Débora Novaes de Castro*
(In tese de Mestrado, Débora de Castro, O HAICAI NO BRASIL:
Comunicação & Cultura, Puc-SP, 2004)

"O Haicai na América Latina, mais especificamente Brasil, veio até nós por duas correntes migratórias: a oriental (do Japão - Bashô e seus seguidores) e a ocidental, também chamada européia, (França, Espanha, Portugal, outros países.

Citamos o registro de um autor haicaísta japonês, de São Paulo, Presidente do Grupo Ipê de Haicai, em seu livro O HAICAI NO BRASIL, H. Masuda Goga, 2ªed. 1988, p.19 "O haiku, ou hai-kai na linguagem nipônica, é chamado de haicai, mas sua grafia varia muito. Sua pronúncia seria aicai, já que o "h" é mudo em português. Exemplos: haicai (s), haikai (s), hai-kai (s), haiku, hokku, etc. No Dicionário de Aurélio Buarque está registrado Haicai, sendo geralmente aceita essa grafia. E renku está traduzido como haicais encadeados (haicai preso por corrente)".

Usamos a denominação "hai-kai", (como dissemos em orelha 1 de HAI-KAIS AO SOL, Antologia de poemas hai-kais, 1995, coordenação e participação de Débora Novaes de Castro, num preito ao haicai das origens, o oriental , quando da publicação dos três primeiros títulos em haicais, situando-nos entre alguns autores que optaram por esse tipo de grafia. Porém, a partir de 1998, como pesquisadora do "haicai no Brasil", passo a grafar "haicai", numa reescritura plenamente justificada pela ocidentalização e americanização da síntese poética brasileira.

Citamos: Olga Savary, em O LIVRO DOS HAI-KAIS , 2ªed.,1987; Octavio Paz in Prefácio de O LIVRO DOS HAI-KAIS ,(O.S.); Afrânio Peixoto, haikai, hai-kai, haicai; H. Masuda Goga, Francisco Handa, Roberto Saito, Teruko Oda e a maioria dos haicaístas brasileiros, à essa altura, usando a denominação mais aclimatada - h a i c a i ."
____

* Débora Novaes de Castro, nome plástico-literário.

 

ENVIE PARA UM AMIGO          COMENTAR
Comentários (0 Comentário)

Debora Novaes de Castro © 2018 | Leia as regras de Direitos Autorais
SSL